sexta-feira, 1 de julho de 2011

Handebol

Oi gente tudo bom? Num sei só sei que eu estou quebrada!Joguei no campeonato de handebol da minha escola,medalha de prata, e acabei me machucando nas pernas e principalmente na ligação do ombro esquerdo com o braço para ser mais clara machuquei meu ombro e acho que desloquei mas graças a Deus estou conseguindo digitar,apesar de tudo foi muito bom! Então como adorei participar do campeonato apesar de sempre ter detestado os treinos e fundamentos do esporte decidi fazer uma matéria sobre ele mas antes uma foto minha:


Brincadeirinha! Esta ai é Chana Masson, mas sim eu fui goleira do time ou alvo se preferir,brincadeira a vida é assim mesmo.

Chega de papo e vamos logo contando a historinha do Handebol:

 O Handebol é uma espécie de futebol jogado com as mãos.Justamente por isso que, em 1915, na Alemanha, o Professor de Educação Física SCHELLENZ resolveu inventa-lo.Ele queria distrair seus alunos, que gostavam de futebol mas não tinham nenhuma habilidade com os pés. (Meu triste caso.Eu acho...)
 O campo era o mesmo e o numero de jogadores era 11 em cada equipe.
 Nessa mesma época, na Dinamarca, também se começou a disputar um jogo bem parecido só que em local fechado e com  7 jogadores, o que se mantém até hoje.

REGRAS:

  1. Quadras: as quadras devem medir 40 metros de comprimento e 20 de largura.
  2. Linhas: Central, linha de gol,áreas de gol, linha de tiro de sete metros ( Sofri com isso mas defendi sei lá quantas fezes o arremesso das equipes.)e linha do tiro livre (pontilhada.)
  3. Equipes: Cada equipe deve ser composta por doze jogadores sendo sete titulares e cinco reservas.
  4. Tempo: A duração de um jogo é de 2 tempos de 30 minutos cada um e com dez minutos de intervalo. (no nosso num lembro o tempo de cada parte do jogo só sei que de intervalo eram uns 3 minutos.). 
  5. Área de gol: somente o goleiro deve permanecer nesta área sua violação se dá no momento em que qualquer jogador de linha pise ou entre na linha da área.
  6. Faltas: Tiro livre: é cobrado no local onde ocorreu a falta.Tiro de 7 metros: como um penalti. (Como disse a cima: Este é terrível!)

É LIBERADO:

  • Bater a bola várias vezes no solo.
  • Passar a bola de uma mão para a outra,sem perder o contato com a bola.
  • Dominando a bola o jogador deve jogar a bola ou tocar a bola após no máximo de três passos ou três segundos.

É PROIBIDO:

  • Segurar a bola por mais de três segundos sem bate-la no chão.
  • Dar mais de três passos com a bola na mão.
  • Tocar a com os pés ou pernas, exceção feita ao goleiro.(Graças aos céus)
Fonte: Folinha colada em meu caderno.

Puxa ficou grande né? mas ta ai um pouco de informação e experiência própria! até mais!

 
     
     

Sem comentários:

Enviar um comentário